Revista Excelência entrevistando Dill Casella
Dill Casella foi entrevistado pela Revista Excelência. Leia abaixo os principais trechos da entrevista:
Excelência) Qual o combustível do sucesso pessoal e profissional ?
Dill Casella) Primeiramente é importante ressaltar que sucesso é diferente de felicidade. Sucesso está intimamente relacionado a conseguirmos o que queremos! Felicidade significa querer o que já se conseguiu. Ser feliz pode significar estarmos satisfeitos com o que já possuimos.
Sucesso pessoal e profissional é uma sutileza! Às vezes, a simplicidade de uma ação, conjunto de ações ou característica pessoal pode representar um resultado formidável como combustível do próprio sucesso. Costumo representar em meus treinamentos e palestras uma "caixa de ferramentas" de ações, que em nosso caso, pode ser vista como dicas de combustíveis para o sucesso pessoal e profissional! São elas:
- admiração pelo líder! O líder tem que ser nosso referencial! Muito mais que o estreito relacionamento é o exemplo da figura do líder que nos contamina. Já tive líderes que, ao final de determinadas reuniões, sentia vontade de aplaudi-los. Eram verdadeiros maestros que nos conduziam a tocar as notas ‘sol’ e ‘lá’, nos faziam crer e enxergar horizontes. Outros, no entanto, olhavam o tempo todo para as notas ‘si’ e ‘mi’, eram egocêntricos despreparados, incapazes de seduzir os liderados. Esses não eram combustíveis para nada...
- termos pessoas que valem à pena ao nosso lado - não existe nada pior que trabalharmos e vivermos com pessoas que não nos inspiram, que não trocam com a gente! Até o tal "clima de competição" é super saudável para o nosso sucesso!! Sempre, valendo a pena!!
- correr riscos - riscos são formidáveis alavancadores de evolução. Correr riscos está relacionado fortemente com o fato de sairmos de nossa "zona de conforto". Pessoal e profissionalmente, em vá rios momentos de nossas vidas nos deparamos com a sensação de que será que está tudo bem ou será a hora de arriscarmos um pouco mais? Dosar o risco e assumi-los compete a nós mesmos e pode representar um tremendo salto rumo ao sucesso, ao empreendedorismo, à maturidade!!
- estar apaixonado pelo que estamos fazendo - Fazer qualquer coisa sem paixão, sem envolvimento emocional é muito frio e triste. Preste atenção aos grandes personagens do mundo do esporte, dos negócios, da política. Todos, absolutamente todos estão ou estiveram extremamente apaixonados por suas convicções e atividades!
- estar plugado em informação - Hoje, a informação está por toda parte. Estar atento a tudo (cursos, treinamentos, palestras, revistas, sites, etc.) é um diferencial de sucesso. Saber antes de todos, saber para argumentar, para defender-se, para orientar, para educar, para relacionar-se com conteúdo!
- rede de relacionamentos - Aqui refiro-me a algo muito maior que Orkut, Twitter, Facebook, etc. Refiro-me a duas circunstâncias de relações: aquelas feitas com o coração e o fundamental networking profissional diário. Invista meia hora por dia nisso e verá como sua rede fica interessante.
- fazer arte - As artes desenvolvem o hemisfério direito cerebral, da criatividade, das saídas interessantes, do papo descontraído! Fomos doutrinados a vida inteira para usarmos o lado esquerdo (racional, preto no branco, cartesiano) e o equilíbrio entre os dois hemisférios é a grande sacada tanto na vida pessoal quanto profissional!
E) Como a pessoa pode focar nos objetivos profissionais, sem deixar de lado a vida pessoal e familiar ?
DC) Deixar a vida pessoal e familiar é um crime, ou melhor, suicídio... Nessa questão entra a famosa "escala de valores". Cada pessoa tem a sua e faz seu ranking de valores de acordo com seus princípios, necessidades imediatas e busca pelo sucesso. O que acontece é que muitos focam somente em metas futuras (quando eu me formar, quando tiver meu primeiro milhão, quando meus filhos estiverem na faculdade, etc.), relegando o presente para um tempo desconhecido, e o tempo, cruel como é, passa sem que tenham noção disso...
No excelente livro do Dr. Drauzio Varella (“Por um Fio”), uma passagem marcou para sempre a minha vida. Trata-se de um momento, em que ele está visitando um executivo, já com um estágio bastante avançado de um tumor. Tudo era impressionante em sua casa: desde as duas Mercedes na garagem, decoração, equipamentos tecnológicos e um detalhe: o quarto em dois níveis, separados por três degraus. Durante a visita, um rapaz que trabalhava para o executivo, após ser orientado de seus afazeres e com algumas contas na não, saltou os três degraus em direção à porta. Tal gesto, tão comum para a maioria das pessoas, provocou o seguinte comentário do executivo: “Daria o que tenho para dar um pulo desses...”.
Portanto, abraçe seu filho hoje! Brinque na sala com ele hoje! Prepare um jantar diferente para seu marido hoje! Convide-o para um passeio hoje! Continue planejando o futuro sim, mas jamais equeça-se de viver o agora!!!
E) Como obter motivação para realizar objetivos profissionais ?
DC) Nas empresas por onde passei, sempre busquei trabalhar com muita alegria! Nem em todas consegui isso, mas tive o privilégio de montar equipes com características que expressam alegria, mesmo fazendo parte de empresas tradicionalistas. E o resultado foi maravilhoso! Lembro-me, numa delas que outros setores e profissionais vindos de outras regiões, quando entravam em nossas filial, diziam sentir algo de muito bom naquele ambiente. Nós nos gostávamos muito, tínhamos todos, todos, a absoluta ciê ncia de onde deveríamos chegar, ou seja, atingir metas coletivas, além das individuais, e celebrávamos diariamente os resultados. Desde os menores aos mais significativos resultados. Tudo era celebrado voluntariamente por todos, com muito amor!
Quando a felicidade se faz presente na empresa, a informação flui, os sentidos de colaboração e de conquistas aparecem. Surge o verdadeiro conceito de time, de equipe. Costumo perguntar em meus treinamentos: “Sua equipe é um time ou um ringue?”. E muitas vezes, o silêncio sepulcral toma conta do ambiente e os olhares, ora assustados, ora debochados, mostram quanto as pessoas e muitos dos líderes ainda estão para serem desenvolvidos, alertados e amadurecidos.
A arte está em encontrar a conexão entre o querer e o precisar fazer...é a magia de fundir meta pessoal e meritocracia na mesma partitura, sempre com muita paixão pelo que se está fazendo.
- O Dill Casella será um dos palestrantes durante o 32º INOVARH, que abordará nesta edição "Ambiente de Inovação e Competitividade Empresarial". O evento acontecerá dia 17/08, no The Royal Palm Plaza, Campinas - SP. Inscreva-se gratuitamente em http://www.acarh.com.br/
- Atendendo a pedidos, informamos que o CD musical do Dill Casella, gravado já há algum tempo, está disponível para download na íntegra no site. Veja em http://www.dill.com.br/hotsite/cd.htm e baixe o CD inteiro!!
- O livro do Dill Casella será lançado em breve e está muito interessante! Apimentado pela convivência com o Professor José Predebon, uma das maiores assumidades em Criatividade e Inovação do Brasil, o livro ganhou insights incríveis! Aguardem!